Radiologia

Sobre o Curso

Com tantas aplicações de utilidade e valor inquestionáveis, o Colégio Técnico São Bento oferece um curso igualmente forte e competente. Por isso é bom poder contar com laboratórios bem equipados e corpo docente com relevante experiência e atuação no mercado de trabalho. Melhor ainda se a grade curricular do curso de Radiologia contempla metodologia diferenciada, desenvolvendo competências e habilidades no futuro técnico em Radiologia. Com esse curso técnico, você se tornará um profissional das áreas da Radiologia com sólido conhecimento técnico e ao mesmo tempo consciente do valor dos aspectos humanísticos, éticos, sociais e ambientais.

Grade Curricular

Mercado Profissional

Quando o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) descobriu os raios-X em 1895, nem imaginava que, hoje, poderíamos ver por dentro do corpo humano sem precisar abri-lo com cirurgia! Para o profissional formado na Radiologia, esse é um grande feito na área de atuação, pois está em constante evolução. No curso de Radiologia, o estudante aprenderá muito mais sobre os raios-X, além de outros tipos de exames existentes, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamografia, radiologia odontológica, radiologia industrial entre outras. E como técnico em Radiologia, o futuro profissional terá a competência para operar os equipamentos, realiza exames radiográficos convencionais, processar filmes radiológicos, preparar soluções químicas e organiza a sala de processamento. Realizar exames com o uso de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, com apoio da equipe de enfermagem. O profissional da radiologia poderá atuar em hospitais, clínicas, prontos-socorros e casas de saúde da rede pública, que são contratados por meio de concurso público, ou na rede privada, laboratórios de radiologia (trabalhando especificamente com exames e resultados), aeroportos (trabalha juntamente com a segurança do aeroporto e com a polícia na tentativa de barrar o tráfico de drogas e de armas).
Média salarial para um técnico em radiologia nos dias de hoje é de R$ 2250,00.

Estágio

No curso técnico são obrigatórias 400 horas de estágio oferecido pelo colégio, o nosso grande diferencial é que o aluno é encaminhado ao estágio com um professor responsável em auxiliar na execução dos exames.
Campos de estágios: Hospital Regional Ferraz de Vasconcelos e Luzia Pinho de Melo(Mogi das Cruzes).

Duração

  • 20 Meses

Laboratório

O laboratório de radiologia tem por sua finalidade preparar o aluno o quanto mais próximo possível da realidade de um hospital, clinicas e centro de diagnostico por imagem. O aluno por sua vez faz o curso teórico também no laboratório com recurso de Datashow, negatoscópio e simulador de raios-X para a utilização quando necessário.
O laboratório é composto de toda estrutura necessária para que o aluno se aproxime o máximo de um setor radiológico.

Metodologia do Curso

O curso técnico em radiologia do colégio técnico São Bento tem um diferencial pelo fato de em toda a grade sempre que possível realizamos uma visita técnica em campo de estágio para que o aluno fique bem intimo com o setor quanto a sua chegada ao modulo prático.
Além das visitas proporcionamos ao aluno uma apostila no nosso site e as aulas são todas em Datashow.

Horários

  • Manhã: 08h00 às 12h00
  • Tarde: 13h30 às 17h30
  • Noite: 19h00 às 22h00

Documentos para Matrícula

O aluno deverá apresentar cópias e os originais dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento (Cópia);
  • RG (Cópia);
  • CPF (Cópia);
  • Título de Eleitor (Cópia);
  • Comprovante de endereço atual com CEP atualizado (Cópia);
  • Histórico escolar do ensino médio *(com lauda)
  • Declaração atual e original sem rasuras de conclusão do Ensino Médio
  • 2 fotos 3x4
  • Caderneta de Vacinação Atualizada